Categorias do blog

Joaninha, tucunaré dos pampas ou truta brasileira - Um peixe da Lagoa dos Patos

Pescado por Nicolas no arroio são lourenço


A joana ou joaninha, como é conhecida pelos pescadores aqui da região, habita as áreas costeiras da lagoa dos patos, mais especificamente entre as pedras onde se alimenta de pequenos animais, alevinos e insetos.

Seu nome científico é Crenicichla lacustris e é um peixe teleósteo, perciforme, da família dos ciclídeos, fluvial, encontrado nas regiões Leste e Sul do Brasil e no Uruguai.

A espécie chega a medir até 30 centímetros de comprimento, possuindo um corpo alongado, pardo-acinzentado com manchas e estrias escuras, sendo um peixe ornamental. Também é conhecida pelos nomes de cabeça-amarga, joaninha, joaninha-guenza, maria-guenza, michola e mixorne.

Apesar do nome, a truta-brasileira não é um salmonídeo.
Ela é comparada com a truta por causa de sua carne rosada e da esportividade que oferece ao pescador. E por esse motivo também é vulgarmente chamada de "tucunaré dos pampas."
Aqui na região da Lagoa dos Patos costumamos pescá-la entre as pedras da praia, usando minhoca comum e linha de fundo com carretilha ou molinete. Ela é fácil de ser capturada pois engole a isca direto, mas precisamos ter cuidado na  hora de puxá-la, sua boca é muito frágil e rompe com facilidade.

Veja outras espécies da região no menu "Peixes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário e/ou dúvida que responderei o mais breve possível.

Gaúcho Caça e Pesca